OpenASB-SQ
OpenASB-SQ
- 0.5.32

Apresentação

OpenASB-SQ  é uma interface que facilitar a configuração do Squid, necessitando apenas alguns cliques para efetuar algumas configurações, visando, facilitar a edição do arquivo “squid.conf” por usuários que não tem muita intimidade com o este aplicativo.


Controle de Banda

Banda
Controle dos Computadores da Rede

O sistema de controle de Banda é utilizado para bloquear ou limitar em Kbps a velocidade do tráfego dos computadores da rede.

Quando o OpenASB servidor está instalado os Ips registrados é automaticamente carregado.

Um Ip referente a um determinado computador pode ser inserido manualmente, após digitar o Ip clique no botão Salvar.

Para alterar a velocidade do tráfego de um determinado computador clique no Ip referente, selecione a velocidade preferida e clique no botão Salvar.


As faixas de velocidades são:

  • Bloqueado


  • Baixa
  • Média

  • Alta

  • Super

  • Livre

Estas velocidades podem ser determinadas individualmente para isso utilize os campos ao lado de cada faixa de velocidade.


Tráfego

Tráfego

O Botão  Tráfego executa o programa Etherape, este programa mostra graficamente e em detalhes o tráfego de sua rede.

Etherape
Etherape
Bloqueio de Downloads


Controle por Downloads

O bloqueio, ou limite em Bps dos Downloads é feito por extensão, ou seja, um arquivo que não possua uma extensão não pode ser limitado através desta opção, deve ser usado o controle por Palavras chaves. No campo Limite em Bps pode ser determinado a velocidade do download.
  • Os botões  ( + ) e ( - ) é utilizado para adicionar novas extensões ou remover uma existente.
  • O botão Padrão é utilizado para restaurar as configurações padrão do OpenASB-SQ.
  • Sempre, que uma alteração for realizada o Botão Salvar deve ser acionado para que as mudanças tenham efeito.
  • Qualquer extensão adicionada no campo a esquerda (Bloqueado) impede o download por completo.
Bloqueio por palavras


Controle por Palavras

Impede o acesso à Url que contenha qualquer palavra inseridas neste arquivo, inclusive se a palavra fizer parte de uma outra palavra, por exemplo, se você bloquear a palavra "cana", a palavra "bacana" e qualquer palavra que possuir "cana" como parte desta palavra será bloqueada.

Também é possível limitar a velocidade de uma Url que contenha determinada palavra, quando inserida no formulário Limitado (Bps)

Os botões  ( + ) e ( - ) é utilizado para adicionar novas palavras ou remover uma existente.


Bloqueio de Domínios


Controle de Domínios

Neste formulário pode ser definida os domínios que serão bloqueados ou com velocidade limitada conforme o título de cada campo, o campo da esquerda ficam os domínios bloqueados, a direita os domínios limitado na velocidade determinada pelo campo Limite em Bps.

Os botões  ( + ) e ( - ) é utilizado para adicionar novas domínios ou remover uma existente.


Arquivo de configuração - Squid.conf


Squid.conf

  • O Botão Obter DNS:  um clique nesse botão e será preenchido automaticamente os campos DNS com o dns utilizado pelo sistema.
  • Porta http: a porta utilizada nesta configuração é a porta 8080, lembre-se de definira essa porta nas configurações de Proxy do seu navegador caso não esteja usando Proxy Transparente.
  • Cache: é o espaço em disco, utilizado para armazenar o conteúdo baixado pelo Squid, quanto maior mais conteúdo web pode ficar armazenado temporariamente.
  • Proxy Transparente: Ativa o modo Proxy transparente qualquer conexão vai passar sempre pelo controle do proxy sendo desnecessário a configuração do proxy no navegador.

Para que o proxy transparente funcione precisa ser ativado o Roteamento

Com o proxy transparente todas as requisições feitas à porta 80 são automaticamente redirecionadas para a porta do Squid e assim fica virtualmente impossível "bypassar" o Squid com as regras de ACLS.

Nota: autenticação não funciona com Proxy Transparente.

Abra um Terminal e como root execute o comando

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Agora é necessário implementar uma linha de IPTABLES para que possamos redirecionar o tráfego da porta 80 para a porta do SQUID. Podemos colocá-la no próprio /etc/rc.local. A Sintaxe é a seguinte:

iptables -t nat -A PREROUTING -s 192.168.0.1/255.255.255.0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 8080


Adicione o comando acima no arquivo /etc/rc.local para execução quando o computador inicia.

As opções na área Bloqueio total visa desabilitar as Acls de bloqueio.
  • Kbps: Quando marcada todas as Acls de controle de velocidade passando a bloquear qualquer opção que antes apenas limitava a velocidade.

  • ASMN: quando marcada bloquei o acesso do Amsn.

Obs. Nos testes com o AMSN tive problemas para conectar só foi resolvido quando instalei uma versão mais atual  (aMSN - 0.98.1 ou superior)

Arquivo de Log

Arquivo de log

Log - O log de todos os acessos a web

O Squid gera um arquivo de log o qual pode ser analisado posteriormente um programa que pode analisar mais detalhadamente é o Sarg.
Nesta janela é possível localizar qualquer texto frase ou parte de uma frase.

    Download

    deb    OpenASB-SQ_0.7.0Ubuntu 9.10 / Ubuntu 10.04 / Ubuntu 10.10


    Gnu

    GPL (“Licença Pública Geral de GNU”)Este programa é um software livre; você pode redistribui-lo e/ou modificá-lo dentro dos termos da Licença Pública Geral GNU como publicada pela Fundação do Software Livre (FSF); na versão 2 da Licença, ou (na sua opinião) qualquer versão.