Instalação do Servidor

Instalação no Ubuntu 9.04


Para instalação no Ubuntu é muito simples basta baixar os arquivos no formato OpenASB  -  Ubuntu 9.04  e após os downloads concluídos,  um duplo clique nos arquivos e o programa inicia a instalação.

Agora clique sobre o botão Instalar Pacote, caso tenha uma conexão com a internet as dependências serão automaticamente instaladas e após a conclusão da instalação o atalho para o programa OpenASB fica no menu Aplicativos>>Internet>>OpenASB

01
Instalação a partir dos executáveis

A instalação a partir dos executáveis é bem simples descompacte (clique o botão direito do mouse sobre o arquivo, no menu selecione > Extrair aqui), um diretório openasb será criado. O arquivo openasb.gambas é o executável do programa, caso todas as dependências tenham sido instaladas, um duplo clique e o programa será executado.
Uma outra maneira é pelo terminal. Abra um terminal Aplicativos>Acessórios>Terminal, entre no diretório do openasb, e execute ./openasb.gambas. Os erros agora serão listados no terminal e podem ser facilmente identificado.
O Gambas ocupa pouco espaço no disco, por isso, aconselho instala-lo completamente.
O Arquivo leiame lista todas as dependências necessárias

Cliente
Quando o openasb-cliente executado, cria um atalho Z-OpenASB.desktop em /home/teu diretório pessoal/.config/autostart  só que este atalho não vai funcionar pois não vai encontrar o executável no diretório /usr/bin e não adianta copiar o executável openasb-cliente.gambas para esta pasta, o programa não vai funcionar. Para funcionar corretamente existe duas maneiras:

Editando o arquivo Z-OpenASB.desktop alterando a linha Exec = Z-OpenASB para Exec =local onde está o executável

Conteúdo do arquivo Z-OpenASB.desktop


#!/usr/bin/env xdg-open

[Desktop Entry]
Type=Application
Name=Z-OpenASB
Exec=openasb-client
Icon=system-run
Comment=Gerenciador de Cyber OpenASB
Name[pt_BR]=Z-OpenASB
Comment[pt_BR]=Gerenciador de Cyber OpenASB
X-GNOME-Autostart-enabled=true

Ou crie uma nova entrada em Sistema>Preferencias>Aplicativos inicializados com a cessão
Desmarque Z-OpenASB.desktop para que não seja executado (Excluir não vai adiantar o programa cria outro)

14

Clique no botão Adicionar
Nome (O que preferir)
Comando (navegue até o local onde foi extraído o openasb-cliente e aponte para openasb-client.gambas)
Marque para que quando o sistema iniciar o programa seja executado

Obs. O fato do nome da entrada ser Z-OpenASB.desktop e não OpenASB.desktop tem um objetivo, a execução dos programas listados aqui é feito em ordem alfabética, desta maneira, o openasb-cliente será o último a ser executado. Preferencia minha.

Não foi testado em outra distribuição linux por isso algumas funções podem não funciona principalmente se não usar o Gnome já que alguns comandos são apenas para esta interface gráfica. Ao que se refere ao funcionamento de horas e contas de clientes provavelmente vão funcionar corretaente


Instalação a partir do código fonte

Baixe o arquivo  OpenASB - Código fonte para a instalação vai precisar do Gambas instalados em seu computador e conhecimento de programação, este método só é aconselhado para programadores de Gambas por isso não vou entrar em detalhes.
Instalação a partir dos executáveis

    Baixe o arquivo  OpenASB para o local de sua preferência, clique com o botão direito do mouse sobre ele, quando surgir o menu    selecione a opção Extrair Aqui e um diretório openasb_0.10-1 será criado.

02

    Entre no diretório e procure pelo arquivo de nome openasb.gambas, Agora,  um duplo     clique para execução do mesmo

    Obs. ele só funcionará se todas as dependências tiverem sido instaladas. Leia o parágrafo, Dependências.

    Para criar um atalho basta arrasta-lo para o Painel do Gnome, selecione um ícone "existe     um próprio dentro do diretório icon"     dê um nome ao atalho e pronto.

Dependências

gambas2-runtime (>= 1.9.48)
gambas2-gb-gtk (>= 1.9.48)
gambas2-gb-form (>= 1.9.48)
gambas2-gb-db (>= 1.9.48)
gambas2-gb-db-form (>= 1.9.48)
gambas2-gb-desktop (>= 1.9.48)
gambas2-gb-form-dialog (>= 1.9.48)
gambas2-gb-form-mdi (>= 1.9.48)
gambas2-gb-gtk-ext (>= 1.9.48)
gambas2-gb-image (>= 1.9.48)
gambas2-gb-net (>= 1.9.48)
gambas2-gb-net-curl (>= 1.9.48)
gambas2-gb-net-smtp (>= 1.9.48)
gambas2-gb-sdl (>= 1.9.48)
gambas2-gb-web (>= 1.9.48

Todas as dependências estão no repositório oficial do Ubuntu e estando conectado a internet, serão baixadas e instaladas automaticamente. quando instalamos a partir do  arquivo ".deb" mas no caso do executável devemos instala-los através do Synaptic.

Programas necessários para algumas funções

vinagre (Visualizar o pc cliente)
wakeonlan (Para ligar o pc cliente)
squid (Para bloqueio da web)
inotify-tools (Monitor de impressão)

Os programas wakeonlan, squid e inotify-tools deve ser instalados através do Synaptic.
No caso do vinagre Já vem instalado por padrão no Ubuntu.



Instalação do Cliente

Instalação no Ubuntu 9.04

Proceda como na instalação do servidor, baixe os arquivos no formato OpenASB-Cliente  -  Ubuntu 9.04 e após os downloads concluídos e só dar um duplo clique nos arquivos e seguir os mesmos passos da instalação do Servidor.
O atalho para o programa OpenASB-Cliente fica no menu Aplicativos>>Internet>>OpenASB, será útil para a configuração do mesmo, mas deve ser ocultado para que os clientes não o execute, levando o computador a sobrecarregar.



Instalação a partir dos executáveis

Baixe o arquivo OpenASB-Cliente  para o local de sua preferência,  prossiga como no caso do Servidor e após descompactá-lo entre no diretório criado "openasb-client_0.10-1" e execute o arquivo openasb-client.gambas,   sendo a primeira execução vai ser necessário configura-lo, para isso clique no botão (C), vai aparecer  a janela de configurações, onde deve ser indicado o ip do Servidor. Veja Configurações.


Dependências

gambas2-runtime (>= 1.9.48)
gambas2-gb-gtk (>= 1.9.48)
gambas2-gb-form (>= 1.9.48)
gambas2-gb-desktop (>= 1.9.48)
gambas2-gb-form-dialog (>= 1.9.48)
gambas2-gb-form-mdi (>= 1.9.48)
gambas2-gb-gtk-ext (>= 1.9.48)
gambas2-gb-net (>= 1.9.48)
gambas2-gb-sdl (>= 1.9.48)

Todas as dependências estão no repositório oficial do Ubuntu e estando conectado à internet serão baixadas e instaladas automaticamente. quando instalamos a partir do  arquivo ".deb", mas no caso do executável devemos instala-las através do Synajptic.

Gnu

GPL (“Licença Pública Geral de GNU”)Este programa é um software livre; você pode redistribui-lo e/ou modifica-lo dentro dos termos da Licença Pública Geral GNU como publicada pela Fundação do Software Livre (FSF); na versão 2 da Licença, ou (na sua opinião) qualquer versão.