Capítulo 1
O QUE É O GAMBAS


1.1 A linguagem BASIC  e sua história 
1.2 Um ambiente Livre 
1.3 Elementos do Gambas 
1.4 Como obtê-lo 
1.5 Compilação e dependências 
1.6 Familiarizar-se com sua IDE
      O primeiro exemplo 
      Melhor com um exemplo gráfico 
      Um pouco de magia
1.7 Componentes do sistema









Olá mundo

Olá mundo 2












Capítulo 2
PROGRAMAÇÃO BÁSICA

2.1 Organização de um projeto em Gambas 
       Declaração de variáveis
       Subrotinas e funções
2.2 Tipo de Dados
       Tipos de Conversões
       Matrizes
2.3 Operadores Matemáticos
       Operadores lógicos
2.4  Manipulação de Cadeias
2.5 Controle de fluxo
       IF.. THEN... ELSE
       Select 
       FOR 
       WHILE e REPEAT 
       Depuração na IDE do Gambas
2.6 Entrada e Saída de Arquivos 
2.7 Controle de Erros
2.8 Programação orientada a objeto com Gambas
2.9 Propriedades, Métodos e Eventos



Variáveis

Subrotinas

Funções

Converções

Matrizes

Controle de fluxo

Arquivos

Controle de erros

Objeto
















Capítulo 3

A INTERFACE GRÁFICA



3.1  Concepção 
        Iniciando no console 
        Ambiente de desenvolvimento 
3.2  Manipulação básica dos controles
       Posição e tamanho

        Visibilidade 
        Textos relacionados
        Cores
        Mouse
        Teclado
3.3 Galeria de controles
        Controles básicos  
        Outros controles básicos miscelaneos
        Lista de dados
        Outros controles avançados
        3.4 Diálogos  
        Classes Message
        Diálogos personalizados
3.5  Menus
3.6  Alinhamento dos controles
        Propriedade de alinhamento
        Controle com alinhamento predefinido
        Desenho de uma aplicação que aproveita este recurso
3.7  Introdução ao desenho de primitivas
Mouse

Teclado

Message

Dialog 1

Dialog 2

Dialog 3

Menus

Janelas

Alinhamento

Alinhamento 2

Desenho






















Capítulo 4
GESTÃO DE PROCESSOS



4.1  A ajuda oferecida por outros programas
4.2  Gestão poder do processo
4.3  Exec
       Palavra chave WAIT
       O descritor de processo
       Redirecionando com TO
       Matar um processo
       Redirecionando para saída padrão de erros
       Redirecionando para a saída padrão
       Evento KILL () a propriedade e valores
       Redirecionando para a entrada padrão o uso de CLOSE
       Notas finais sobre o objeto PROCESS
4.4 SHELL



Exec

Process

Redirecionando






















Capítulo 5

GESTÃO


5.1 Sistema de base de dados
5.2 Base de dados no Gambas

5.3 Gambas – Database – Manager, Gestor Gráfico
      Criar uma base de Dados
      Criar uma tabela
      Gestionar dados em uma tabela
      SQL

5.4 Programação
      Modelo de Base de dados
      Conectando-se por código
      Consulta de dados
      Apagar registros 
      Adicionar registros 
     Modificar registros
5.5 Outras características
      Estrutura das tabelas

     Mais utilidades do gestor de base de dados

MsLivro





















Capítulo 6

REDES



Clientes

Servidores





















Capítulo 7

 XML


EscreveXML

LerXML

TransformaXSLT

Arquivos XML-XSL
























Capítulo 8

HERANÇA

Herança






















Capítulo 9

ACESSO À API

Libaspell

Biblioteca






















Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. 

LICENSA DESTE DOCUMENTO

É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativos. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativos sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista