CAPÍTULO 9
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini
<< Anterior


9.5 Resumo

Neste momento, Gambas autoriza o acesso a funções de bibliotecas externas. A única condição é que sigam a ABI padrão. As próprias instruções do programa permitem reservar e liberar memória. No futuro, através de gb.api (não detalhado aqui, pois se encontra em pĺeno desenvolvimento e sua interface pode mudar), a gestão de estruturas e retro chamadas serão possíveis.


Mas não é recomendado u uso dessa funcionalidade, sal que seja plenamente justificado. Gambas possui componentes para tarefas variadas que cobrem boa parte das necessidades que se encontram nos programas habituais, e sua capacidade de gestão de processos esternos o faz apropriado para quase todas as tarefas. Trabalhar com chamadas a funções externas pode tornar o programa mais difícil de depurar, sensível a troca de sistema (atualizações de bibliotecas, troca da versão da distribuição...) e limita a portabilidade do código (por exemplo, de um sistema GNU/Linux, onde se desenvolve, para uma plataforma FreeBSD ou, no futuro na versão Windows do Gambas).
 




   
<< Anterior

HOME


Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)