CAPÍTULO 9
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini
<< Anterior Próximo >>

9.2 Funções auxiliares



Gambas possui alguns utilitários para trabalhar com chamadas a funções.
 

Ponteiro = Alloc ( Tamanho AS Integer  [  ,  Quantidade AS Integer  ]  )
  

OA função Alloc é similar a homônima de C: reserva um bloco de Tamanho*Quantidade bytes. Neste caso, o interpretador do Gambas leva, alem de um, contador de designações e liberações de memória realizadas, indicando, com uma mensage de advertência no final do programa, se ficou memória sem liberar.
 

Novo Ponteiro = Realloc ( Antigo ponteiro  AS  Pointeer  ,  Tamanho AS Integer ,  Quantidade AS Integer  )
 

Realloc toma um ponteiro, previamente designado com Alloc ou Realloc, e troca seu tamanho, mantendo os dados armazenados; devolve um ponteiro a nova área da memória designada; e igual a Alloc, mantem a quantidade de designações/liberações de memória.
 

Free ( Ponteiro )
 

Free libera um ponteiro designado com Alloc ou Realloc, do mesmo modo que a função homônima de C, porem mantendo a quantidade de designações e liberações de memória.
 
Muitas bibliotecas possuem funções próprias para designar ou liberar memória. Pode ser necessário que empregamos estas funções em lugar de Alloc ou Free, se assim requerer o programa, para manter a coerência do código e funcionalidade da biblioteca.

Cadeia  = StrPtr  (  Ponteiro  AS Pointer  )
 

Quando uma cadeia há de tratar-se como um ponteiro, esta função nos permite obter uma cópia como tipo de dado String, sempre e quando  ponteiro aponta a uma cadeia terminada em caractere \0 ( nulo),  que é o habitual quando se trabalha com C.

Gambas permite escrever e ler em memória como se fosse outro fluxo qualquer. Assim, utilizando um ponteiro como parâmetro, podemos utilizar as instruções habituais em arquivos: READ, WRITE, etc. Entre outras possibilidades oferecidas por esta solução, este é o modo atual em que o programador pode acessar aos dados de uma estrutura C.

Está previsto que a versão 2 do Gambas será adicionado o componente gb.api.

Este componente está sendo desenvolvido para dar suporte direto ao trabalho com estrutura de dados e a retro chamadas, que aumentaram e simplificarão as capacidades do Gambas para manipular bibliotecas externas.
 





   
<< Anterior Próximo >>

HOME


Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)