CAPÍTULO 9
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini

Próximo >>

9.1 Declarar uma função externa



A declaração deve ser declarada no inicio de uma classe ou módulo, do mesmo modo que as variáveis globais. A principio declaramos a função como PUBLIC ou PRIVATE, para definir seu âmbito, limitado a classe onde se aloja ou a todo o programa. por padrão são privadas

A seguir a palavra chave EXTERN indica que vamos declarar uma função externa, seguida por seu nome, que será o nativo da função na biblioteca.

Devemos lembrar que em C distingue entre letras maiúsculas e minúsculas e, por tanto, declarar Printf em lugar de printf  para a biblioteca glibc, dará como resultado um erro.

Como no resto das funções de Gambas, indicaremos os parâmetros a receber entre parênteses, e depois o tipo de dado devolvido. Opcionalmente, podemos indicar a final a biblioteca  em que se encontra a função, assim como um aliás, o nome alternativo, a utilizar a partir deste programa, para chamar a função, a utilizar, por exemplo, em certas funções cujo nome coincide com palavra chaves da linguagem Gambas. Suponhamos a função strcmp da biblioteca padrão de C, que definimos nesta linguagem como:
 

Int strcmp ( const char *s1, const char *s2);
 

Na declaração em gambas será:
 

EXTERN strcmp ( s1  AS  STRING s2  AS  STRIN ) AS INTEGER IN “libc:6”
 





 

Próximo >>

HOME


Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)