CAPÍTULO 8
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini

<< Anterior Próximo >>


Preparando o código. Palavra chave EXPORT


Dentro de um programa Gambas, temos diversos módulos, classes e formulários. Implementar um controle em Gambas supõe-se não só criar um programa que exportará algumas de suas classes. Preparar um programa Gambas para ser um componente, simplesmente implica definir que classes serão visíveis e quais não.

Para indicar que um programa será visível a partir do programa principal, usa-se a palavra chave EXPORT no inicio da mesma antes do resto do código. Por tanto, o nosso programa ColorLabel adicionamos a palavra chave ao início da classe ColorLabel:
  

' Gambas class file

EXPORT

INHERITS DrawingArea

PRIVATE hText AS String

. . . . . . .

Agora e necessário compilar o programa para ter um executável  com a nova classe exportada.








   

<< Anterior Próximo >>

HOME



Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)