CAPÍTULO 8
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini

<< Anterior Próximo >>


8.2 Conceitos necessários


A classe pai
Comecemos criando os planos da máquina original,  Quer dizer, criemos uma classe pai. Vamos escrever uma classe a partir da qual criaremos objetos. Esses objetos armazena vários números reais e, uma vez introduzidos, nos devolve a média aritmética de todos eles.

Agora, vamos criar um novo projeto de console, chamado EstudoHerança e dentro dele um módulo de inicio chamado modMain, que nos servirá para os testes.

Além disso, criaremos também uma classe, chamada ClsCalculo, na qual escreveremos o código principal a estudar.
 
Figura 1
Figura 1. Projeto estudar herança
 

Dentro de ClasCalculo escreveremos o código necessário: teremos uma matriz privada de números reais, onde adicionamos cada um dos números a calcular e quatro métodos: o primeiro, _New, é o construtor que serve para inicializar a matriz; o segundo, _Free, libera a matriz a destruir o objeto; o terceiro, Add, adiciona um novo valor a série; e o quarto, Avarage, calcula as média aritmética dos números armazenados:
 

' Gambas class file

PUBLIC _Numeros AS Float

PUBLIC SUB _new ()

_Numeros = NEW Float [ ]

END

Faltam paginas 260-261

Os métodos públicos que começam pelo sinal de sublinhar nunca aparecem no sistema de auto completar nem no sistema de ajuda, quando criamos componentes. Já que no gambas não existe o conceito de C++ e outras linguagens de
propriedade, variável ou função protegida (acessível só a partir da classe e suas classes filhas), esta funcionalidade nos permite declarar variáveis publicas não visíveis a partir 
Figura 2
Figura 2. Variáveis públicas não visíveis. 
do código principal, mantendo assim uma interface mais coerente com nosso propósito.
 
Os nomes das variáveis, propriedade ou funções que começam com um sublinhado, não aparecem nem no sistema de auto completar nem na ajuda do Gambas.


Nota para programadores de C++
No Gambas existe propriedades, métodos e variáveis privadas ou públicas, mas não protegidas.








 

<< Anterior Próximo >>

HOME



Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)