CAPÍTULO 8
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini

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A classe filha. Palavra chave INHERITS
    
Suponhamos agora que desejamos ter uma nova classe que se comporte como a inicial, mas tenha uma propriedade adicional, só de leitura, que nos devolve o número de elementos que armazenamos.

Criaremos então uma nova classe chamada ClsCalculo2, na qual introduziremos no início a palavra chave INHERITS seguida do nome da classe pai(ver figura 4).
    
Isto é todo o necessário para ter uma classe que herda todas as propriedades de sua classe pai. Vamos modificar o código do método Main() de modo que criemos um objeto na segunda classe, em lugar da original.
 
Figura 3
Figura 3
. Nova classe ClsCalculo2.
 

INHERITS ClsCalculo

PUBLIC SUB Main()

DIM Calculo AS NEW ClsCalculo2

Calculo.add [ 12.5 ]

Calculo.add [ 23.6 ]

Calculo.add [ 7.5 ]

PRINT Calculo.Average ( )

END
 

Se executarmos agora o programa, observaremos que o resultado 14.6  é exatamente o mesmo: a nova classe já dispõe de todos os métodos, propriedades e eventos da original, sem necessidade de escrever os códigos que os implementa.
 
Para escrever uma classe que herda as características de uma classe pai, digitamos INHERITS seguido do nome da classe pai, no início do código da nova classe


Notas para programadores de C++
No Gambas cada classe filho tem uma só classe pai, não existe o conseito de herança múltipla.

' Gambas class file

INHERITS ClsCalculo


[ Command ,  parametro1 ,  parametro2  ....... ]
 










     

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Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

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Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)