CAPÍTULO 7
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini

<< Anterior Próximo >>

Transformando o documento com Gambas



Até aqui o que temos é um documento XML e uma planilha XSTL, mas agora necessitamos de um motor que realize a conversão. Para isso salvaremos o arquivo com os dados em nossa pasta pessoal como socios.xml, e a planilha como socios.xsl. Criamos um novo projeto de console chamado TransformaXSLT, com um único módulo modMain e uma referência ao componente gb.xml.xslt.

O código será tão simples como este:
 

' Gambas module file


PUBLIC SUB Main ()

DIM Documento AS NEW XmlDocument

DIM Planilha AS NEW XmlDocument

DIM Resultado AS NEW XmlDocument


Documento.Open ( User.Home & "/socios.xml" )

Planilha.Open ( User.Home & "/socios.xsl" )


Resultado = Xslt.Transform ( Documento, Planilha )


Resultado.Write ( User.Home & "/socios.html" )


END
 

Como vimos anteriormente, a classe XmlDocument carrega e verifica um documento XML na memória. Neste caso carregamos dois documentos: o primeiro chamado Documento, contem os dados dos sócios; o segundo, Planilha, é a folha XSLT que indica como
 
transforma-la em HTML. A única classe que usa o componente gb.xml.xslt, chamada XSLT, é estática e dispõe de um único método Transform, o qual passamos como parâmetros o documento e a planilha, e retorna um documento novo com o formato indicado, neste caso uma página web. Escrevemos essa página em um arquivo em nossa pasta pessoal, e saímos. Se abrirmos a página obtida, veremos o resultado é uma página como mostra a figura da esquerda.
Ffigura 4
Figura 4.Resultado da página obtida.
 
 







   

<< Anterior Próximo >>

HOME



Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)