CAPÍTULO 7
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini

<< Anterior Próximo >>

Apresentação inicial



No caso do gambas, a leitura de documentos é realizada utilizando objetos de classe XmlReader.

O código de leitura se tornará mais complexo, ao levar em conta vários aspectos:

* Recusar cada arquivo inválido: pode haver arquivos com formatos não XML ou que contenham dados sem sentido para nossa aplicação.

* Ignorar dados não conhecidos: é possível que um documento contenha dados que não nos interessam, mas foram adicionadas ao arquivo por outra aplicação em previsão de futuros usos (pode haver, por exemplo, uma tag <tarifa> dentro de cada conexão). Também uma tag conhecida pode conter atributos desconhecidos.

* Ordem desconhecida: um arquivo XML não é relevante a a ordem que se escreve os nós filhos de um nó, quer dizer, que estes dois exemplos deveriam ser dados por válidos:
 

<conexao>

<dns>...

<telefone>...

<dns>...

</conexao>

<conexao>

<telefone>...

<dns>...

<dns>...

</conexao>
 

Se a aplicação espera encontrar o nó telefone antes do nó dns, falhará ao tratar o primeiro arquivo, que, no entanto, contem a mesma informação.

* Ignorar tags sem interesse para nossa aplicação: XML, como indicamos brevemente no inicio, prever a possibilidade de  adicionar comentários (similares aos comentários  de qualquer programa, sem uso para este mas que aumenta a legibilidade), nós DTD, etc. Haveremos de passar sobre esses nós ignorando-os e sem pressupor se existe ou não.
 
Quanto mais possibilidades adicionarmos ao nosso código de salvar o desconhecido, mais flexível será nosso leitor XML para permitir a leitura de dados proveniente, talvez, de programas escritos por vários programadores com os quais não temos contato, ou que tenham pensamentos bem diferentes acerca do conteúdo do arquivo.







   

<< Anterior Próximo >>

HOME



Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)