CAPÍTULO 5
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini


<< Anterior

Mais utilidades do gestor de bases de dados


Executando gambas-database-manager podemos encontrar  algumas ferramentas  adicionais.

A primeira delas é obter o código para criar as tabelas da base. Colocando sobre uma base e pressionando o botão direito, podemos selecionar a opção Criar código Gambas.....

Ao acessar este menu, nos perguntará o nome do módulo e o procedimento para criar o código. Após indicar estes valores, encerramos e voltamos a abrir o projeto, dispomos de um novo módulo com o nome indicado, o qual contem o código para criar a tabela.
Figura 23
Figura 23. Outras utilidades do gestor de base de dados.

PROCEDURE Createdatabase(hCon AS Connection, sDatabase AS String)

 
'Generatede by Gambas database manager - 22/08/2005 10:26:43

 
DIM hTabela AS Table

hTable = hCon.Tables.Add("dados")

WITH hTabela

 
.Fields.Add("titulo", gb.String, 40)

.Fields.Add("autor", gb.String, 40)

.Fields.Add("data", gb.Date, )

.Fields.Add("preco", gb.Float, )

.Fields.Add("descricao", gb.String, 200)

 
.PrimaryKey = ["titulo"]

 
.Update

END

No inicio do programa, e após conectar com o servidor de base de dados, podemos então comprovar se existe a(s) tabela(s), e chamar este código para que a(s) crie, com o qual facilita a distribuição do programa em vários equipamentos, sem intervenção adicional manual para por em funcionamento o seu sistema novo.

Gambas-database-manager permite também copiar dados entre bases. Podemos, por exemplo, pressionar o botão direito sobre nossa tabela dados, pressionar sobre Copiar, acessar a outra base de dados, seja Sqlite ou de outro tipo, pressionar Colar, e o gestor criará a tabela na outra base, perguntando-nos se queremos copiar só a estrutura dos campos ou também os dados. Desta forma, facilita-se a fase de programação ao poder dispor de varias bases de provas, assim como a fase de migração de uma base a outra, ao poder copiar dados da base antiga a nova. Este processo pode funcionar para tabelas individuais ou para base de dados completa.


<< Anterior

HOME



Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)