CAPÍTULO 5
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini

<< Anterior Próximo >>

Gestionar dados de uma tabela


A última aba da interface do gestor de base de dados, Dados, nos permite consultar e modificar o conteúdo da tabela. Dispõe de três botões: Novo registro (folha em branco), Apagar registro (cruz vermelha) e Salvar dados (floppy). Temos que ter em mente que, ao trabalhar com esta interface, os dados que adicionamos, eliminamos, ou modificamos, só atualizam-se realmente na base de dados quando pressionamos o botão para salvar.

Cada vez que pressionamos o botão Novo registro, cria-se uma linha, correspondente a um novo registro na tabela atual. Podemos nos mover pelos diversos campos desse registro, para adicionar os dados correspondentes. Também, se a tabela já contem dados, podemos modifica-los ou podemos selecionar um registro e elimina-lo com a opção Apagar registro.

Neste último caso o registro se põe de uma cor distinta para assinalar que na próxima atualização este registro desaparecerá, o qual nos permite assegurar-nos que a solicitação é correta antes de pressionarmos o botão Salvar dados.


Introduzimos registros de livros utilizando esta interface, para que disponhamos de alguns dados com os quais trabalharemos mais adiante. Recordemos que é importante pressionar o botão Salvar dados quando estivermos terminado a edição.
Figura 16
Figura 16. Aba de Dados.

<< Anterior Próximo >>

HOME



Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)