CAPÍTULO 5
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini

<< Anterior Próximo >>

5.2 Base de dados e Gambas


Gambas tem estrutura de acesso a base de dados mediante drivers. Este são módulos de código escritos por diversos programadores especificamente para comunicar-se com uma base de dados determinada, o que permite acessar a distintas base utilizando o mesmo código. Como veremos mais adiante, basta especificarmos o tipo de base de dados a utilizar,  e o resto do código funcionará, possivelmente, sem modificações, independente da base de dados utilizada.

Gambas pode manipular vários tipos de base de dados. Dispõe-se até o momento de três drivers específicos: Sqlite, MySQL e Postgres.  Alem de contar com um driver ODBC, o qual é um padrão para comunicar aplicações com base de dados. Por tanto, podemos acessar com o Gambas a qualquer base que suporte esse padrão. Isso permite entrar, por exemplo, a bases  de MS SQL Server ou Firebird.                                                                                                              

Na hora de escolher um driver ou outro, levaremos em conta que os drivers específicos estão optimizados e oferecem uma maior velocidade de transferência de dados. Só quando não dispomos de um específico usaremos o ODBC.

Adentrando-nos na estrutura do Gambas para base de dados, qualquer aplicação que use esta característica, necessitará do componente gb.db como dependência. Os drivers para cada sistema de base de dados são também componentes, mas o programador não tem que marca-los como dependência. Uma vez que indiquemos a que sistema nós vamos conectar, o interpretador do Gambas tratará de carregar o driver específico.

Estes componentes especiais são:

.gb.db.sqlite:               Sqlite versão 2 ou anterior.

.gb.db.sqlite3:             Sqlite  versão 3 ou superior.

.gb.db.MySQL:            MySQL.

.gb.db.PostgreSQL:    PostgreSQL.

.gb.db.odbc:                genérico ODBC.






<< Anterior Próximo >>

HOME



Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)