CAPÍTULO 4
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



Redireção com TO


Nos  exemplos anteriores com o comando ls, a saída aparecia diretamente no console, o qual não é útil se quisermos processar a informação procedente do comando.
    
Podemos utilizar a palavra chave TO para conseguir dois proposito de forma simples: esperar que o processo acabe antes de continuar o programa principal e receber em uma cadeia de texto a saída do programa.

PUBLIC SUB Main()

DIM sCads AS NEW String[]

DIM Buf AS String

DIM Bucle AS Integer


EXEC ["ls", "/dev", "-1"] TO Buf

sCads = Split(Buf, "\n")

sCads.Remove(0)

sCads.Remove(sCads.Count - 1)


FOR Bucle = 0 TO (sCads.Count - 1)

PRINT Left(sCads[Bucle], 10)

NEXT


END

A instrução EXEC aguarda até que finalize o comando ls, armazenando em um buffer a saída padrão do comando, que nos devolve na cadeia Buf. Em seguida, processamos a cadeia separando-a em linhas com Split, eliminamos a primeira e ultima (sem informação útil) e mostramos na tela só a parte da lista correspondente aos arquivos.

As saídas dos processos com várias linhas pode ser dividida facilmente empregando a função Split, e utilizando como separador o retorno do carro \n.

Até aqui vimos como sincronizar os dois processos, mas ainda podemos ter mais controle sobre ele.







HOME





Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)