CAPÍTULO 4
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



Notas finais sobre o objeto Process



O objeto process tem um método Signal() usado pelo próprio depurador do gambas. permite enviar sinal para o processo em curso, mas seu uso não é aconselhado, já que interfere com o resto do código do interpretador.
O objeto dispõe também de uma propriedade id, que é um handle ou descritor de arquivo. se conhecermos C ou C++, trata-se do identificador de processo ou PID do programa filho que obtém-se através de uma chamada a fork(), que é a forma de criar novos processos em sistemas UNIX. este valor pode servir para buscar o processo, por exemplo, executando ps -le, variar sua propriedade com nice, ao utiliza-los juntos com posteriores chamadas a funções de C (veremos em outro capitulo como faze-lo a partir do Gambas) para controle de processo.

Os eventos gerados ao trabalhar  com  processos são  estáticos. Observamos que nos sucessivos  exemplos foi  indicado Process_Read e  Process_Kill.  Se tivermos  vários processos em execução, sempre podemos diferenciar que processo gerou o evento mediante a palavra chave LAST e atuar em consequência.


PRIVATE
hProc1 AS Process

PRIVATE
hProc2 AS Process

..........

PUBLIC SUB
Process_Read()

IF LAST
= hProc1 THEN ....

END




HOME

Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)