CAPÍTULO 3
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



Visibilidade


Todo controle pode encontrar-se em um destes dois estados em um dado momento: visible, quando aparece ante ao usuário; e Invisible, que mantem todas as suas propriedades, mas não aparece para o usuário.

A propriedade Visible serve para conhecer o estado de visibilidade a qualquer momento.

Por exemplo, os métodos Show() e Hide() mostram e ocultam respectivamente o controle.
   
Com respeito as janelas, dispõem de dois eventos, Show e Hide, que disparam quando se mostram ou deixa de estar visível.

Alem do mais, a abertura pela primeira vez de um formulário ou janela gera o evento Open.

Criar efeitos de blinking, controles tais como label que aparecem e desaparecem para chamar a atenção do usuário, pode ser útil em alguma ocasião especial, para chamar atenção por algum motivo crítico. Mas, em geral abusar desta técnica perturba os usuários e se considera pouco apropriada em uma interface corretamente desenhada.




HOME


Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)