CAPÍTULO 2
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



Posição e tamanho


Todos os controles dispõe de uma série de propriedades que permitem modificar sua posição e tamanho dentro de seu contêiner, o desktop no caso das janelas:
* Propriedades x e y: são de altura e largura, determinam a posição do controle, ou seja, seu ponto superior esquerdo. Aos controles comuns, a posição indicada é relativa a seu contêiner, no caso das janelas é relativo ao canto superior esquerdo do desktop. Os controles dispõe de outras propriedades, Left e Top, que são sinônimos de X e Y, respectivamente. Usar uma ou outra fica à cargo do programador. 



Figura 5
Figura 5. Propriedade X e Y do controle
*Propriedade W e H: são de altura e largura, e determina a altura e largura do controle, respectivamente. Dispõe de duas propriedades sinônimos Width e Height com o mesmo significado.

Propriedade ScreenX e ScreenY: são de apenas leitura, e permite conhecer a posição de qualquer controle relativo ao desktop, em lugar de seu contêiner pai.

Os contêiner dispõe, de outras propriedades ClientX, ClientY, ClienteWidth e ClienteHeight, que determinam, respectivamente, o início e a dimensão da área útil para conter os controles filhos. Por exemplo, o controle TabStrip, que dispõe de umas abas na parte superior, dispõe suas filhas por baixo delas; e ScrollView, que pode mostrar barras de Scroll, tem suas áreas reduzidas pelas barras.

Existem também uma serie de métodos para modificar os controles:

*Método Resize(W,H): como podemos trocar o tamanho de um controle modificando sua altura  e  largura  de  uma  só  vez,  em  lugar   de  faze-lo  em   dois  passos modificando  as Propriedades W e H, o que melhora o efeito gráfico do redimensionamento  ante ao usuário.   
                    
*Método Move (X, Y): move de uma só vez o controle a posição indicada, em lugar de faze-lo em dois passos. Também dispõe de dois parâmetros adicionais, Move(X,Y,W,H), com os quais alem de mover o controle ainda podemos redimensionar todos eles em um só passo, gerando uma transição mais suave ante ao usuário, que se modificarmos as propriedades uma por uma.

*Métodos MoveRelative e ResizeRelative: são similares ao Move e Resize, respectivamente, mas neste caso as unidades não são pixels,  e sim unidades relativas ao tamanho da fonte por defoult do desktop. Com essa capacidade, o aspecto do formulário será similar para usuários que tenham diferentes configurações de fontes (por exemplo, grandes em um desktop de 1024x768 pequena em um desktop de 800x600.

As janelas (controles Window e Form) dispõe, de vários eventos relacionados com a posição e tamanho. O evento Resize é gerado cada vez que o usuário redimensiona uma janela, e Move quando se move.





HOME

Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)