CAPÍTULO 3
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



3.3 Galeria de controles
Outros controles básicos miscelâneas



Outros controles que podem ajudar a desenhar a interface e tem um proposito muito mais concreto são os que estão representado na imagem a esquerda.

* ProgressBar: barra de progresso que mostra uma porcentagem de forma gráfica. Serve para dar ideia do avanço de um processo que dura muito tempo, de forma que o usuário não sinta que a aplicação está pendente enquanto trabalha em segundo plano.

* Slider: é similar ao ProgressBar no sentido de que mostra uma porcentagem, mas neste caso o usuário é quem varia seu valor. Um bom exemplo é o uso para subir e baixar o volume em uma aplicação que reproduza áudio. Os valores de volume se definem entre um valor máximo e mínimo, e o usuário o troca a seu gosto. O evento Change assinala uma troca por parte do usuário no valor da escala.

* MovieBox: apesar de seu sugestivo nome, não se trata de um reprodutor multimídia, e sim algo mais humilde. Mostra uma animação em formato GIF ou MNG, é que o programador deve preocupar-se da sucessão    MNG,    é    que    o    programador   deve
Figura 7
Figura 7.  Outros  tipos de controles.
preocupar-se da sucessão de frames do arquivo que vai mostrar. A propriedade Path determina o arquivo a reproduzir, e Playing permite o controle da reprodução, com os valores TRUE (reproduzir) ou FALSE (parado).

* ScrollBar: trata-se de uma barra de scroll para deslocar outro controle, habitualmente, de forma que seja o usuário quem determina a posição deste. A propriedade Value indica o valor escolhido pelo usuário, e o evento Change sinala cada mudança.
A diferença de outras interfaces gráficas, onde existe variantes horizontais e verticais para determinar controles, em Gambas os controles  Slider e ScrollBar determinam sua orientação automaticamente: se forem mais largos que altos serão horizontais, e vertical em caso contrário.




HOME

Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)