CAPÍTULO 3
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



Desenho de uma aplicação que aproveita este recursos


Na hora de desenha uma aplicação redimensionável, o melhor é projetar áreas de trabalho com várias funcionalidades e agrupa-las em diversos painéis horizontais e verticais. Suponhamos um clone dos exploradores de arquivos habituais. Uma zona de trabalho estará formada os típicos botões de menu, que permitem realizar as tarefas mais comuns e que representam um ícone e um tooltip explicativo. Outra zona de trabalho pode ser a parte inferior, em  que mostra dados de estado. Por ultimo, a zona central mostra os arquivos e, por sua vez é uma zona de trabalho que compreende outras duas: uma árvore com as pastas a esquerda, e uma zona maior a direita com a vista em detalhes dos arquivos. Não criaremos neste exemplo o código correspondente, mas seguiremos os passos necessários para criar a interface de um modo pratico, para conseguir que cada usuário possa dispor de suas janelas como melhor o desejar.

Em primeiro lugar, há três grandes grupos de trabalho, que vão de cima para baixo. Portanto,  o  melhor  e  definir  um  formulário   com   a   propriedade   Arrangement   na  vertical
Figura 33
Figura 33. Formulário com a propriedade Arrangement Vertical.


Suponhamos um clone dos exploradores de arquivos habituais. Uma zona de trabalho estará formada os típicos botões de menu, que permitem realizar as tarefas mais comuns e que representam um ícone e um tooltip explicativo. Outra zona de trabalho pode ser a parte inferior, em  que mostra dados de estado. Por ultimo, a zona central mostra os arquivos e, por sua vez é uma zona de trabalho que compreende outras duas: uma árvore com as pastas a esquerda, e uma zona maior a direita com a vista em detalhes dos arquivos. Não criaremos neste exemplo o código correspondente, mas seguiremos os passos necessários para criar a interface de um modo pratico, para conseguir que cada usuário possa dispor de suas janelas como melhor o desejar.Em primeiro lugar, há três grandes grupos de trabalho, que vão de cima para baixo. Portanto,  o  melhor  e  definir  um  formulário   com   a   propriedade   Arrangement   na  vertical
Figura 34
Figura 34. Paineis Hbox com alinhamento horizontal

Dentro desta criaremos três painéis com alinhamento horizontal, quer dizer, três contêiner Hbox. Desenhamos a parte superior com os botoes e a parte inferior com a barra de estado, com uma largura fixa, mas a parte central que contem o corpo da informação útil do programa, será redimensionável. Por tanto, a propriedade Expand do painel central deverá ter o valor TRUE.
A parte superior conterá diversos botões tipo ToolButton, que podemos ressalta-los com distintos ícones. A parte inferior disporá de etiquetas Label com borda Suken, uma das quais, queremos Faze-la extensível, terá sua propriedade Expand TRUE. Figura 35
Figura 35. Dimenções do formulário FMain.
Dentro do corpo a esquerda ficará uma caixa vertical (Vbox) com outros botões auxiliares. É o mesmo desenho que a zona de botões principal, mas alinhada em vertical. Figura 36
Figura 36. Botões auxiliares do formulário.
Vamos agora colocar o contêiner Hsplit, de modo que o usuário possa dispor de uma barra para modificar o tamanho relativo da árvore e a zona principal de trabalho. Dentro dela, a esquerda, colocaremos, o controle TreeView para a árvore assim como o controle IconView para a zona principal.

    O controle Hsplit deve ter a propriedade Expand TRUE, para que aproveite todo o espaço livre disponível dentro do seu contêiner.
Figura 37
Figura 37. Introdução do controle Hsplit.


Já podemos executar o programa para ver a interface, adicionando, algum código para encher a árvore e a vista de ícones.

    Podemos modificar a altura e a largura da aplicação, a qual se encarregará de manter, em todo momento, a relação dos vários controles, sem que seja necessário adicionar nenhum código de calculo de posição de nossa parte.
Figura 38a
Figura 38b
Figura 38. Modificação da altura e largura da aplicação Alinhamento



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Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

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Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)