CAPÍTULO 3
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



Cores


Para cada controle definimos duas cores: ForeGround, qu é a cor do primeiro plano em que normalmente mostrará o texto do controle ou parte de suas linhas e desenhos; Bckground que é a cor do fundo.

Por herança de outras linguagem de programação, dispomos de dois sinônimos BckColor e ForeColor.

As cores no Gambas são valores numéricos inteiros, desde 0 até o hexadecimal FFFFFF, de forma que cada componente da cor vem determinado por seus componentes de vermelho, verde e azul.

A intensidade das cores primarias variam entre 0 (mínimo)  e o 255 (máximo).

A gestão das cores é realizada no Gambas através da classe Color, que dispõe de vários métodos estáticos, assim como de uma series de constantes.

As constantes da classe Color determinam uma serie de cores básicas em sua codificação numérica:
Cores

O Método RGB  recebe três parâmetro, os componentes de vermelho, verde e azul, nesta ordem, com valores entre 0 e 255 para cada um, e devolve um número representando a cor.

O método HSV recebe três parâmetros, aos componentes de tonalidades (0-360), saturação (0-255) e brilho (0-255), nesta ordem, e o devolvem traduzido em uma cor com sua codificação numérica habitual.

Existem também umas propriedades que determinam as cores do sistema.

Por exemplo, dependendo do tema usado pelo usuário, os quadros de texto podem aparecer de cor branca com letras pretas, e os formulários de cores cinza.

Estas propriedades permitem conhecermos as cores atuais para os elementos da interface gráfica:

Cor de fundo geral
Cor de fundo dos botões
Cor de primeiro plano dos botões
Cor de primeiro plano geral
Cor de fundo de um elemento selecionado
Cor do texto de uma caixas de texto
Cor de fundo em caixas de texto
Cor de fundo geral
Cor de fundo dos botões
Cor de primeiro plano dos botões
Cor de primeiro plano geral
Cor de fundo de um elemento selecionado
Cor do texto de uma caixas de texto
Cor de fundo em caixas de texto

É pouco recomendado trocar as cores da interface por capricho ou questões de estética particulares do programador. Cada usuário escolhe o tema que mais se adapta a seu gosto ou necessidades visuais, e pode sentir-se incômodo se o fizermos usar outras cores. Por outro lado, alguns temas podem interferir com suas cores coma que definimos em nossa aplicação, resultando uma combinação difícil de ver, é incômodo ou desagradável. Só se troca as cores dos controles quando é extremamente necessário por algum motivo de desenho (por exemplo, resaltar de forma clara um texto ou uma etiqueta).



HOME


Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)