CAPÍTULO 2
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini


WHILE e REPEAT

Quando queremos repetir a execução de uma parte do código em varias ocasiões dependendo de uma condição, temos duas instruções distintas: WHILE e REPEAT.

Seu comportamento e quase idêntico. A diferença  reside em que a condição necessária para que execute o código é falso desde o principio, com  REPEAT executará uma vez e com WHILE  não executará nunca. A sintaxe de ambas é:

WHILE   Condições

.... instruções

WEND


REPEAT   Condições

.... instruções

UNTIL Condições

No caso do loop WHILE existe uma variante da sintaxe consiste em substituir WHILE por DO WHILE e WEND por LOOP. É exatamente o mesmo; depende do programador escolher um formato ou outro. Vejamos um exemplo:

DIM a AS Integer

a = 1

WHILE a <= 10

PRINT "Ola Mundo" ;  a

INC a

WEND

a = 1


DIM a AS Integer

REPEAT

PRINT "Ola Mundo" ; a

INC a

UNTIL  a  > 10


Este exemplo produzirá o mesmo resultado na execução do loop WHILE quanto no REPEAT, em ambos os casos, será escrito dez vezes “Ola Mundo”  junto ao valor da variável que é incrementada de 1 a 10. O uso destas estruturas pode ser perigoso. Se durante a execução do loop não houver uma forma de que a condição possa ser verdadeira ou falsa, estaríamos  diante de um loop infinito e o programa entraria em situação de bloqueio.





Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoît Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativos. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativos sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)