CAPÍTULO 2
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini


2.1 Organização de um projeto em Gambas


             
Antes de começar com a programação básica teremos que resumir alguns conceitos prévios:

* Os códigos fontes dos programas feitos em Gambas está composto em um ou mais arquivos  que formam um projeto. Este projeto se arquiva em um diretório do mesmo nome.

* Os Arquivos, de código podem ser: Módulos (contem código em BASIC que se                 executam  diretamente), Classes (contem o código em BASIC que executa um objeto de classe) e  Formulários (áreas onde se desenha a interface gráfica da aplicação e que correspondem as janelas do programa). 

* Os projetos, de textos só contem Módulos ou Classes . as aplicações gráficas contem Formulários  e Classes, mas também podem conter Módulos.

*  O projeto pode conter outros arquivos de dados, documentos, textos, etc., sem código BASIC para ser executado pela aplicação.

*  Os arquivos que contenham código em BASIC (Módulos e Classes) sempre estão estruturados da seguinte maneira:

*  Declaração de variáveis.

*  Subrotinas e funções.



Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoît Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativos. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativos sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)