CAPÍTULO 2
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



2.3 Operadores matemáticos



Quando se trata de trabalhar com números, Gambas tem as operações habituais como quase toda linguagem de programação: 

* +,  -,  *,  /    e se usa respectivamente, para a soma, subtração, multiplicação e divisão.

* ^   é o operador de potencia, por exemplo, 4 ^ 3 = 64

* Para a divisão existe dois operadores adicionais,  \ o DIV e MOD, que devolvem, respectivamente, a parte inteira do resultado da divisão e o resto. Quer dizer, (9  DIV  2 = 4), (9  \  2 = 4)   e  (9  MOD  4 = 1P).

Alem destes operadores existem as seguintes funções matemáticas para realizar calculos mais complexos:

* Abs(número): devolve o valor absoluto de um número.

* Dec(número): decrementa um número.

* Frac (número): devolve a parte decimal de um número.

* Inc (número):   incrementa um número.

* Int (número)devolve a parte inteira de um número.

* Max (número1, numero2 .....): devolve o número maior.

* Min (número1, número2 .....): devolve o número menor.

* Round (número,decimais): Arredonda um numero com as decimais desejadas.

* Sgn (número):  Devolve o sinal de um número.

* Rnd ([minimo],[máximo]): Devolve um número aleatório compreendido entre minimo e máximo,  se não expressar nenhum valor para minimo ou máximo, o numero estará compreendido entre 0 e 1. se só expressarmos um valor, o numero estará compreendido entre 0 e esse valor. Muito importante: antes de usar Rnd  é necessário executar a instrução Randomize que inicializa o gerador de números aleatórios. Se não fizermos isso obteremos o mesmo número em sucessivas execuções.





Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoît Minisini

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Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)