CAPÍTULO 2
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



IF ... THEN .... ELSE




É a sentença mais comum para tomar uma decisão: si cumpre-se uma decisão, então executa-se algo, caso contrário, executa-se outra coisa.

Sua forma mais básica é:

IF   Expressão  THEN
.........

END IF
   
O si e o que executa-se é uma só instrução:

IF  Expressão   THEN  sentença_a_executar

A sintaxe completa da instrução é:
IF Expressão [ {AND IF   |   OR IF } Expressão .....  ] THEN

    ..............

[ ELSE IF Expressão [ { AND IF   |    OR IF } Expressão  ......  ] THEN  

    .............. ]

[   ELSE

    ..............  ]

ENDIF

Alguns exemplos de uso:

DIM Idade AS Integer
    .................

IF  Idade > 20 THEN PRINT "Adulto"

IF Idade < 2 AND Idade  > 0 THEN

    PRINT "Bebê"

ELSE IF Idade   12    THEN

PRINT
"Menino"

ELSE IF Idade < 18 THEN

     PRINT
"Jovem"

ELSE

     PRINT
"Adulto"

ENDIF

Dependendo do valor que dermos a variável Idade ao escolher o primeiro IF, mostrará um resultado diferente.







Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoît Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativos. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativos sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)