CAPÍTULO 2
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini



Controle de fluxo


Umas das tarefas mais habituais nos programas de informática é o uso de cadeias de texto, tanto para as aplicações de base de dados, como para a simples saída de mensagens na tela. Em Gambas estão implementado todas as funções de cadeia de texto do BASIC padrão mais as que estão presentes no Visual Basic. Antes de proceder a sua lista, destacamos que existe um “operador” de cadeias de texto que permite concatená-las diretamente, Trata-se do símbolo &. Vejamos um exemplo de seu uso

São  muitas as ocasiões em que o fluxo em que as instruções são executadas em um programa não é adequado para resolver o problema.

   
Todo o código BASIC que temos visto até agora executa suas instruções de cima a baixo, conforme as vai encontrando. As vezes, com frequência, teremos que voltar atrás repetir coisas, tomar decisões, etc. Este tipo de ações denominam-se, controle de fluxo e o BASIC do Gambas proporciona uma boa quantidade de sentenças para isso.






Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoît Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativos. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativos sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)