CAPÍTULO 1
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini


O QUE É O GAMBAS


É óbvio que para os que falam o idioma espanhol, a palavra Gambas nos sugere algumas coisas, mas todas elas não faz sentido no mundo dos computadores em geral e do desenvolvimento da programação  em particular. O autor original do Gambas, Benoit Minisini, não fala uma palavra em nosso idioma e inocentemente nomeou sua obra  com o título de GAMBAS: Gambas almost means BASIC, ou seja, 'Gambas quase significa  BASIC'. Não é a primeira vez que o nome de uma marca criada em outros idiomas produz estas estranhas coincidências,  recordamos que cocacola(TM) teve que mudar sua pronuncia na China porque a primeira versão  do seu nome significava  morder o cabeça de cera, alguns de nós nos recordamos da nossa cara de assombro ao ver os anúncios de um carro em que Suzuki chama de Pajero. Tampouco  lembramos que havia outras  linguagem de programação com nome de animal, como Camel  o Python, como o nome está em inglês em espanhol não resulta em uma palavra tão chocante.

Em fim, como Benoit, que tem os direitos autorais, não deseja trocar o nome, nós teremos que ir nos acostumando que Gambas é algo mais que uma espécie de gostoso marisco. E  fazer do Gambas o sistema visual de desenvolvimento de programação em Linux para todos, como fez um dia o Visual Basic(TM) no Windows. Porem como o tempo não passa em vão, Gambas tenta não cometer os erros de antes. Na aplicação da linguagem BASIC  alcançando com o Gambas aplicações poderosas, profissionalidade e modernidade, sem abandonar a simplicidade e clareza desta linguagem de programação de alto nível. Nunca mais poderá dizer  que construir aplicações visual para o Linux é um processo longo e complexo que leva anos de trabalho só para gurus e maníacos da informática.

Gambas não é só um sistema de programação, é também um ambiente de programação visual para desenvolver aplicações gráficas ou de console. Possibilitando desenvolver aplicações muito rapidamente. O programador desenha as janelas de forma gráfica, arrasta objeto da caixa de ferramentas e escreve código em BASIC para cada objeto. Gambas é orientado a evento, o que significa que chama automaticamente os procedimentos quando o usuário da aplicação escolhe um menu, da um click com o mouse, move um objeto na tela, etc.

HOME

Cópia literal

    Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoit Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


    É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativo. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativo sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)