CAPÍTULO 1
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoît Minisini

<< Anterior Próximo >>

1.3 Elementos do Gambas


Para podermos desenvolver e executar programas feitos com Gambas, são necessários diversos elementos:
   
.Um compilador, que se encarregara de transformar o código fonte em arquivos que fazem parte de um projeto feito em Gambas, em um programa executável.

.Um interpretador capaz de fazer com que os programas feitos em Gambas sejam executados pelo sistema operacional.

.Um ambiente de desenvolvimento que facilite a programação e desenhos das interfaces gráficas dos programas.

Componentes que adicionam funcionalidades a linguagem. A palavra componente tem um significado específico, que não se refere a partes genéricas, e sim as bibliotecas específicas que lhe dotam de mais possibilidades. Na atualidade existe componentes para usar xml, conexões de rede, opengl, sdl, ODBC, varias bases de dados, expressões regulares, desktop baseados em qt e gtk, etc. Estes componentes são desenvolvido por vários programadores, seguindo as diretrizes da API do Gambas e a documentação publicada por Benoît Minisini.

<< Anterior
Próximo >>

HOME
 


Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoît Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativos. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativos sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)