CAPÍTULO 1
Programação visual com Software Livre
EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo.  Prólogo de Benoit Minisini

<< Anterior Próximo >>

1.5 Compilação e dependências


Se em lugar de instalar pacotes já compilados para as distribuições gnu/Linux desejarmos compilar a partir do código fonte, deveremos seguir os passos habituais do sistema GNU. É baixar, descomprimir o arquivo com os fontes, dentro do diretório que se criou ao descomprimir e usando um terminal, executar as seguintes instruções:

    ./configure
    make
    make install

O ultimo deles devemos fazê-lo como root, se quisermos que o programa esteja disponível para todos os usuários do computador. se estivermos acostumados a compilarmos aplicações no sistema GNU, dispomos de um compilador instalado e de bastantes bibliotecas de desenvolvimento. as instruções anteriores trataram de compilar e instalar todos os componentes do Gambas, que são muitos. Se não tivermos as bibliotecas correspondentes a algum deles simplesmente não se compilarão e a instrução ./configure nos informará delas. É importante saber que o ambiente de desenvolvimento foi feito sobre a biblioteca gráficas qt, portanto, para poder usar o ambiente  necessitamos  ter instalado ao menos essas bibliotecas de desenvolvimento com uma versão igual ou superior a 3.0. A versão do compilador  gcc deve ser  esta também,  no mínimo. Cada um dos componentes tem dependências de suas próprias bibliotecas e dependerá da distribuição Linux que usamos, para saber o nome do pacote que deveremos instalar antes de podermos realizar a compilação.




 
<< Anterior
Próximo >>

HOME



Cópia literal

Extraído do livro “GAMBAS, programação visual com software Livre”, da editora EDIT LIN EDITORIAL S.L,  dos autores  Daniel Campos Fernández e José Luis Redrejo. Prólogo de Benoît Minisini

LICENSA DESTE DOCUMENTO


É permitido a cópia e distribuição da totalidade ou parte desta obra sem fins lucrativos. Toda cópia total ou parcial devera expressar o nome do autor e da editora e incluir esta mesma licença, adicionando se é uma cópia literal “Cópia literal”. Se é autorizada a modificação e tradução da obra  sem fins lucrativos sempre se deve constar na obra resultante  a modificação o nome da obra original o autor da obra original e o nome da editora e a obra resultante também deverá ser livremente reproduzida, distribuída, ao publico e transformada em termos similares ao exposto nesta licença.

Tradução

Cientista
 (Antonio Sousa)